Batendo perna!

Batendo perna!
E arruma mala/desfaz mala/arruma mala/desfaz mala...

Blog destinado a tecer comentários sobre locais, fora da residência habitual, conhecidos pelo autor em suas viagens, a serviço e a passeio, citando as principais atrações e belezas de cada cidade, bem como os elos que o prenderam a algumas.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

viagens-madeira-comentários(PORTUGAL)


Lisboa


PORTUGAL: com todas as letras maiúsculas... Suspeitamente, pelas origens, por ter lá morado um ano, por ter ido lá mais de vinte vezes, por ter parentes e amigos especiais lá, por causa da língua, da comida, dos costumes, da história comum, o fato é que Portugal é muito querido, e se houvesse de minha parte, em algum momento, vontade de morar em outro país, a eleita e única seria a Pátria-Mãe. Sempre de carro alugado e indo a novas paragens, iniciando por Lisboa, a cidade das sete colinas, linda, graciosa, cosmopolita, de praias maravilhosas, cidades balneárias alegres e organizadas como Cascais, com um centro histórico na praça do Rocio, um passeio em bondinhos turísticos pelas suas colinas (uma parada no Castelo de São Jorge), restaurantes de cansar de comer delícias (no centro, um almoço no João do Grão) e uma noite em uma casa de fados na Alfama ou na Mouraria. Depois, descendo para o Alentejo e o verânico Algarve, com um tratamento em todo o interior de carinho, com cidades de um passado conservado, como Évora em sua cidadela, e praias dominadas no verão pelos nórdicos, como Albufeira no Algarve. Voltando, encostadas em Lisboa, Sintra e seus castelos, Queluz e Mafra e seus palácios, Caldas da Rainha, balneário, Óbidos, dentro de muralhas medievais, diferente de qualquer outra cidade no mundo, Fátima, modelo de fé grandiosa, sempre coalhada de histórias de milagres, com seus romeiros pagando suas promessas.


Mais Lisboa...


A seguir Leiria, faceira, e Coimbra, cidade universitária, plena de cultura, com seus acadêmicos e suas capas pretas e muita música. Mais acima, a cidade sinônimo de trabalho, O Porto, com suas caves; em frente, em Vila Nova de Gaia, o rio Douro a banhá-las, com um passeio no mesmo em um barco barroso (antigo meio de se escoar a produção vinícola, hoje só turístico) e uma vida pujante e bem específica de uma região menos cosmopolita. À frente o Minho, com duas cidades com belas histórias, Braga e Guimarães, e enfim, bem lá em cima, defendendo Portugal, Trás-os-Montes, montanhosa, terra de meu pai, onde sempre fico, terra de pastores, agricultores, grande produtora de azeite e castanhas, algo muito vendido no Brasil e de lá oriundo pelas características geográficas de frio e alturas.


Porto


Povo amigo, trabalhador, inteligente e muito, pois foram os únicos colonizadores que mantiveram a unidade da terra colonizada, não massacraram os indígenas e se miscigenaram com os nativos e os negros, mesmo antes da abolição. Culinária, hospedagem à moda de uma casa portuguêsa com certeza, farta e amiga. Música e dança de entrega, de bem querer, religiosidade fortíssima, totalmente católica, uma história em cada esquina, museus muito bem montados e de todo o tipo de assunto. Enfim, para mim estar em Portugal é estar em casa, com muito amor e atenção. Portugal é muito mais que Cinco Estrelas, é um ceu estrelado. Madeira


Chaves, Trás-os-Montes

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Vila Velha, ES, Brazil
Pai,avô,amigo,experiente, companheiro,divertido.