Batendo perna!

Batendo perna!
E arruma mala/desfaz mala/arruma mala/desfaz mala...

Blog destinado a tecer comentários sobre locais, fora da residência habitual, conhecidos pelo autor em suas viagens, a serviço e a passeio, citando as principais atrações e belezas de cada cidade, bem como os elos que o prenderam a algumas.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

viagens-madeira-comentários(as três santas do ES)


Casarão em Santa Leopoldina


As três Santas são uma amostragem das belezas do interior do ES. A partir de Cariacica, pela ES-080, uma estrada estadual muito bem cuidada, temos acesso a essa região, e melhor do que pela BR-101, tumultuada de tantos caminhões. Santa Leopoldina, a filha do sol e das águas, tranqüila, repleta de cachoeiras e casario histórico riquíssimo, é a primeira das santas, lembrando-se que ela foi visitada por D. Pedro II, um dos homens públicos de maior relevo na nossa história por sua sapiência e equilíbrio. Além da história representada nas construções, é de uma cultura atraente, desde as rodas de Congo, o artesanato e o museu do Colono às muitas rotas de ecoturismo, com uma hospedagem bem típica na região da colonização austríaca do Tirol, na pousada Gasthof Tirol.


Santa Maria de Jetibá


A seguir, a cidade mais pomerana do Brasil, Santa Maria de Jetibá, com suas festas regionais, ao som das concertinas e de trombones, e eivada da cultura alemã, com um belo casario enxaimel, alimentação regional e farta. Lá, para hospedagem no centro, temos um hotel muito grande, de boas condições, o Montanhês Marquardt, e o Pommerhauss, de cujas varandas acompanhamos os desfiles nas datas festivas. Em seguida, a terceira santa, Santa Teresa, e outra origem, esta italiana, conhecida como a terra dos colibris. Também com um casario histórico rico e plena de cachoeiras, de um enoturismo forte, baseado nas videiras e vinícolas que se espalham por suas montanhas e vales, Santa Teresa tem um centro movimentado e é regida pelas sanfonas de origem italiana, em suas muitas festas. O museu Melo Leitão, uma exposição viva da Mata Atlântica, é passeio certo. O Vale do Caravaggio dá vazão a um turismo da fé, com uma visita à Capela de N. Sra do Caravaggio e suas histórias milagrosas. A hospedagem, tanto no mais central, o hotel Pierazzo, quanto no Solar dos Colibris, mais distante, mas ainda na zona urbana, e ao redor em várias e gostosas pousadas, como a Paradiso, que é sensacional em todos os aspectos, e a Pietrobelli, o Sítio Canaã, tem um atendimento familiar, carinhoso, com bons quartos e alimentação esmerada. As três Santas são um passeio estonteante para todo aquele que ama a vida calma do campo e o carinho dado por seus habitantes aos forasteiros. Para mim, pela simplicidade, pelo atendimento e pela fartura, Cinco Estrelas. Madeira


Santa Teresa

Quem sou eu

Vila Velha, ES, Brazil
Pai,avô,amigo,experiente, companheiro,divertido.