Batendo perna!

Batendo perna!
E arruma mala/desfaz mala/arruma mala/desfaz mala...

Blog destinado a tecer comentários sobre locais, fora da residência habitual, conhecidos pelo autor em suas viagens, a serviço e a passeio, citando as principais atrações e belezas de cada cidade, bem como os elos que o prenderam a algumas.

sábado, 30 de agosto de 2008

viagens-madeira-comentários(festas regionais do ES)


Rua de Lazer, Domingos Martins


Uma das minhas diversões favoritas, dos meus hobbies, é ir a festas regionais para conhecer os costumes da diversificada cultura espírito-santense. As principais que já freqüentei e que voltarei a ir todos os anos são as de natal e as juninas, que recomendo em geral mas que são top em Domingos Martins, disparado o município de turismo mais organizado do estado, inclusive com um calendário anual de eventos inteligente e diferenciado. O natal de luz em Domingos Martins é algo que não se pode descrever, tem é que ser desfrutado. Nos festejos natalinos recomendo também as três Santas e Pedra Azul, locais nos quais também recomendo, além dos festejos nessas datas, os relativos aos costumes pomeranos e italianos, com festas referentes a atividades rurais, ou seja, as datas de início de plantios e colheitas.


Festa do Morango, Pedra Azul


Também destaco a Sommerfest, janeiro, Domingos Martins, uma octoberfest em miniatura, e bem mais acolhedora, e lá ainda o Festival da Tilápia, para a degustação de várias formas de preparo desse pescado, e o Festival Internacional de Inverno, julho, durante todo o mês, com muitas atrações culturais (principalmente musicais). Castelo e a semana santa, com um tapete de flores lindo e muita religiosidade, é festa para não se perder. Outros tapetes de flores também são marcantes, em especial em Paraju.


A Sommerfest


A festa do Cafona em Colatina, maio, é imperdível pelo colorido das roupas e pelo saudosismo que desperta nos mais velhos, como eu. A Festa do Morango em Pedra Azul, agosto, é uma excelente pedida no frio da época, com muita música e alegria e morango de todas as formas. O Festival de Frutos do Mar em Iriri é muito bom, outubro, e é para se aproveitar bem, tanto pelo local paradisíaco quanto pelos alimentos. A Festa da Polenta, outubro, em Venda Nova do Imigrante, é uma marca da cultura italiana, com muita música e comida típica deliciosa. Estas são as principais festas do interior, aquelas que considero de primeira e que freqüentarei sempre. Outras existem, e as buscarei para viver um pouco de outra realidade que não seja a de uma megalópole. Madeira


A Festa da Polenta, claro. E tome polenta!

viagens-madeira-comentários(interior norte do ES)


Linhares


Linhares: no centro, o hotel Pratti atende razoavelmente bem, mas o hotel-parque da reserva natural da Vale do Rio Doce, na realidade já no município de Sooretama, é deslumbrante, das instalações às belezas naturais da mata atlântica, onde se localiza. Além disso, a lagoa Juparanã é excelente para momentos de lazer, e há outras para se conhecer, afinal Linhares é a terra das lagoas. Colatina, um centro industrial e comercial de suma importância na região, é parada obrigatória, e a hospedagem no Pleno Hotel, com um entardecer muito bonito à beira-rio. Mais à frente tive uma surpresa agradável, pelo bom atendimento e pela placidez da cidade, que foi em Barra de São Francisco. Este é o ES que conheci. Madeira


Colatina

Quem sou eu

Vila Velha, ES, Brazil
Pai,avô,amigo,experiente, companheiro,divertido.