Batendo perna!

Batendo perna!
E arruma mala/desfaz mala/arruma mala/desfaz mala...

Blog destinado a tecer comentários sobre locais, fora da residência habitual, conhecidos pelo autor em suas viagens, a serviço e a passeio, citando as principais atrações e belezas de cada cidade, bem como os elos que o prenderam a algumas.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

viagens-madeira-comentários (a BR-262)


Pousada dos Pinhos


A BR-262 é o "must" do turismo no ES, e meu roteiro preferido. Após uma parada no mirante da pousada e restaurante Vista Linda, com fotos sensacionais, um bolinho de bacalhau delicioso e atrações locais como um teatrinho de marionetes sobre a vida de Cristo e o restaurante abaixo, o Sombra da Serra, com uma picanha na tábua, chegamos à capital do amor no Brasil, modelo de organização turística nacional, Domingos Martins, a nossa Campinho, com hotéis e pousadas sem qualquer luxo, mas de um atendimento de sonhos, com cafés coloniais e caldos inigualáveis, e falo da sede do município, pois Pedra Azul é algo à parte. Com um calendário de eventos muito bem elaborado e contínuo, todos eles de muito bom gosto e alicerçados nos costumes locais, de origem pomerana, com danças e músicas gostosas de ver e ouvir, Campinho é chamativo. Hospedei-me já em qualquer uma das pousadas rurais e o atendimento é familiar e a comida deliciosa, você sendo tratado como um membro antigo da família: na Schwambach (também adega, com uma tábua de queijos maravilhosa e um som de primeira, às vezes), na estrada de acesso ao município; na Pousada da Montanha, na estrada do Galo; ainda na área rural o Sítio da Ressaca, o Sítio Huver, o restaurante Delícias da Tilápia, onde se come, preparada de todas as formas, uma tilápia deliciosa, e as pousadas Opashaus e Du Carmo; no central e velho, mas agradável, Hotel Imperador, da janela da qual você acompanha tudo que ocorre na bela pracinha local, e na minha favorita, a Solar da Serra, na rua em frente à Casa da Cultura, que é uma visita obrigatória.


Vista Linda, Domingos Martins


Comida típica? Nada como na central Chopperia Fritz e Frida, almoço no Caminho do Imigrante e cafezinho no Café Koehler, ambos na imperdível rua de lazer. Aliás, nesta rua também adquirem-se lembranças de todos os tipos para residências. Subindo, vamos encontrar Marechal Floriano (pode passar direto) e Paraju, onde encontramos a Pousada Oriundi, de instalações excelentes e uma cozinha de primeira.Próximo temos a entrada para Alfredo Chaves(também pode ser e é mais perto,mas não mais belo,pela BR-101),onde na pracinha central,aos domingos pela manhã tem uma moda de viola encantadora,com hospedagem em uma pousada próximo ao centro,a Recanto das Ilhas e em Matilde,com cachoeiras deslumbrantes e hospedagem na pousada Aguas de Pinon,com tratamento caseiro e uma comida em fogão de lenha deliciosa.Continuando, passamos pelo Parque do China, muito bom para quem gosta da mistura de campo com piscinas e grandes áreas de lazer, mas bem popular, e enfim chegamos à Pedra Azul, o que tem de melhor e mais luxuoso nas montanhas do ES. Restaurantes como o Lusitânia (indico um bom bacalhau ou um rojões - bifinhos de porco - com batatas), o clássico Valsugana, com a simpatia do proprietário, o Claudinho, e a categoria da "chef" Marília e seus pratos afamados, o Flor do Ipê, pequenino e delicioso, o Floriano, próximo à cachoeira do mesmo nome, de pratos exóticos, e para quem gosta de natureba o Domaine Ile de France.


Pedra Azul


Hotéis de encher os olhos, sem perder a característica agro, como os luxuosos Aroso Paço Hotel, imponente, e a Pousada Pedra Azul; o gigantesco Eco da Floresta; os aconchegantes Recanto da Pedra, Lusitânia, Tre-Fiori (que café colonial!) e Pousada Aracê, e por fim o mais gracioso e amigo, a Pousada dos Pinhos, idealização do inesquecível desbravador daquelas montanhas, Dr. Julio Pinho. Na região encontramos bastante turismo de aventura e passeios. Seguindo, temos Venda Nova do Imigrante, esta de origem italiana, com atrações festivas e muitas montanhas para vôos livres, onde a melhor hospedagem é o Alpes Hotel. Descendo para o sul, temos Castelo, também com ótimos locais para esportes radicais e cachoeiras, e a tranquilidade de Vargem Alta (Chaminé Hotel), e no retorno à 262, em Monte Verde, o ótimo Monte Verde Hotel, com campo de golfe e bastante diversão interna, além de boa cozinha. Na outra direção temos a cidade que melhor recebe, na minha opinião, que é Afonso Claudio, com o hotel Três Pontões, de boa qualidade, mas com uma pousada bem rural, bem simples e com um atendimento fora de série, comida em fogão de lenha e interiorana e rodas de viola, que é a Pousada da Dindinha. Também imperdível em Afonso Claudio é o museu da segunda guerra mundial, com reprodução de uniformes, armamento e situações de combate, tudo montado por uma imigrante alemão que lá se estabeleceu. Cinco Estrelas são os caminhos da BR-262. Madeira


Venda Nova do Imigrante

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Vila Velha, ES, Brazil
Pai,avô,amigo,experiente, companheiro,divertido.